
A maioria dos brasileiros provavelmente já assistiu ao longa "Tropa de Elite", o filme foi um sucesso de bilheteria e esteve entre os primeiros na época de seu lançamento, o filme até hoje é um grande sucesso devido a sua excelente produção e roteiro.
O filme retrata o cotidiano de uma policia de elite do Rio de Janeiro, o B.O.P.E(Batalhão de Operações Especiais) uma polícia extremamente bem treinada para combater aos traficantes que praticamente tomaram conta do Rio de Janeiro. No filme, é dado um enfoque ao capitão dessa polícia, o capitão Nascimento(Wagner Moura). Ele está prestes a ganhar sua aposentadoria e sair de uma vez por todas dessa vida de policial, porém vive um grande dilema de escolher um substituto a altura, cada vez mais aumenta sua dúvida em relação ao seu substituto, isso até chegarem os novatos Neto Gouveia e André Matias. André conseguiu com muito esforço entrar em um curso de direito, porém discorda de muitas idéias de seus professores e de seus colegas, principalmente em relação a polícia. Além de tudo isso o filme retrata a causa da violência como sendo culpa dos usuários de drogas, que estimulam o comercio delas e consequentemente colaboram para o aumento da violência.
O filme tem um roteiro muito bom e por diversos momentos a realidade da periferia carioca, porém há coisas no filme que são muito tendenciosas, como por exemplo, o B.O.P.E é mostrado no filme como uma polícia incorruptível e que age de forma correta em todas as suas ações, porém sabemos que não é bem essa a realidade, o B.O.P.E é muito eficiente porém não perfeito.
O filme estreiou como sucesso de bilheterias em primeiro lugar no Brasil, e tal sucesso ocasionou um grande debate sobre a violência e drogas no país. O filme ganhou diversos prêmios, sendo o principal dele: Urso de Ouro de melhor filme, no festival de Berlim. Vale realmente a pena assistir o filme, devido a sua grande produção e excelente roteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário